Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

Aveia ou Milho Safrinha? Defina já sua estratégia e avalie a fertilidade do solo

No estado do Mato Grosso do Sul, assim como no Paraná e em outros estados, não é mais permitido o plantio de soja em sucessão à cultura de soja na mesma área e no mesmo ano agrícola. O objetivo desta Lei é garantir o vazio sanitário e controlar doenças fúngicas,  principalmente a Ferrugem Asiática.

Era comum a prática de soja safrinha que avançava muitas vezes pelo período de vazio sanitário, piorando a incidência de doenças de final de ciclo e proliferação de pragas.

O milho safrinha tem sido a principal alternativa dos agricultores do Mato Grosso do Sul, mas é preciso também se considerar o uso da aveia como opção para a rotação de culturas.

A aveia pode contribuir para a redução de plantas invasoras em função da sua palhada e também reduzir a população de nematoides, já que não é uma planta “hospedeira”, o que pode favorecer a cultura de soja no próximo ciclo.

A proteção dos solos com palha de aveia preta faz com que haja um melhor aproveitamento da água das chuvas ou de irrigação, facilitando sua penetração no solo e diminuindo o risco de erosão. Acrescenta-se ainda, que a grande palhada que a aveia proporciona e sua lenta decomposição reduzem acentuadamente a evaporação de água do solo. Também cabe ressaltar a reciclagem de nutrientes no solo, assim como a reestruturação física dos mesmos em função do abundante sistema radicular da aveia.

Este é o momento de decidir qual será a opção: milho safrinha ou aveia?

Se a opção for pelo milho safrinha é preciso ficar atento ao apelo de vendas de adubos e fertilizantes. Antes de qualquer aquisição deve-se fazer o diagnóstico da fertilidade do solo, ou seja, não antecipar compras desnecessárias ou incorretas pode ser muito mais vantajoso!

Está com dúvidas? O plantio da soja atrasou e não sabe qual a melhor opção?

Fale com nossa equipe de Engenheiros Agrônomos, juntos vocês poderão analisar as condições da sua área e decidir se a melhor opção é investir no milho safrinha ou na rotação de culturas.

Com um planejamento antecipado é possível garantir boas compras e solo fértil para a próxima safra!