Agricultura

Como não se decepcionar com a safrinha de Milho? Faça o planejamento do sistema!

By Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

December 27, 2017

Infelizmente ainda é muito comum em nosso meio produtores que priorizam a soja (safra de verão), não abrem mão da segunda safra com milho, mas não fazem o planejamento adequado para alavancar sua produtividade e depois reclamam do desempenho do milho safrinha.

Estamos falando aqui de um planejamento do sistema produtivo como um todo, de forma integrada. Isso inclui o planejamento da rotação de culturas no sistema, avaliações da fertilidade do solo e necessidade de correções (químicas, físicas e biológicas) a cada novo cultivo, bem como o monitoramento da nutrição vegetal via análise foliar tanto para a soja, quanto para o milho safrinha ou qualquer outra cultura que esteja sendo feita com objetivo comercial.

As necessidades de nutrientes variam de cultura para cultura, enquanto a soja demanda de maior volume de nitrogênio, o milho exige maior volume de Potássio e Fósforo, ou seja, é preciso avaliar o balanço nutricional tanto na safra de verão quanto na safrinha!

É por este motivo que o produtor deve contar com uma equipe de especialistas! O Engenheiro Agrônomo que é especialista em Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas é o profissional que pode realizar este planejamento de forma mais eficiente! Calcular e avaliar o melhor esquema de rotação de culturas para um determinado tipo de solo e clima é fator fundamental para um bom ano agrícola.

É preciso conhecer as quantidades de nutrientes que são extraídas pelas plantas, as quantidades que são exportadas nos grãos e avaliar a demanda de adubação a cada novo plantio. Da mesma forma é este profissional especialista que irá auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito a compra e aplicação de fertilizantes e é justamente neste ponto que a economia pode ser ‘sentida’, afinal este é o maior custo de produção.

Com um bom acompanhamento nutricional é possível obter o máximo nas duas safras, utilizar de forma racional os fertilizantes químicos e ainda manter elevados níveis de fertilidade no solo!

Fale com nossos Engenheiros Agrônomos! Somos especialistas em Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas e estamos aqui para planejar e auxiliar a sua tomada de decisão!