Agricultura

A produtividade não aumenta mesmo investindo em sementes e tecnologia? O problema pode ser outro!

By Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

December 22, 2017

Há algumas situações que são bem comuns e que prejudicam a fertilidade do solo: monoculturas, cultivo exclusivo soja-milho, culturas permanentes sem os devidos tratos após muitos anos de cultivo, manejo sem diagnóstico, uso ano após ano das mesmas técnicas e aplicações de insumos, uso incorreto do plantio direto, entre outros.

Essas situações levam a degradação do solo, diminuição da fertilidade e da própria produtividade. Quem já não ouviu algo como “Não conseguimos aumentar a produtividade, mesmo utilizando sementes de alto potencial”, ou “Este ano investimos ainda mais na adubação e mesmo assim a cultura não respondeu, a produtividade não aumentou”, ou ainda “Investi em tecnologia, novos equipamentos, sementes, adubos e fertilizantes e nada! Só aumentou os custos!”.

A melhor opção é procurar uma consultoria especializada! Planejar corretamente o ano agrícola, avaliar a fertilidade de solo e a nutrição de plantas requer um olhar atento e especializado, e uma consultoria voltada ao coaching garante isso! Quer ver alguns exemplos?

A área da foto abaixo é de um sistema de rotação de culturas entre Soja e Mandioca, por isso não há palhada (já falamos sobre ela neste outro artigo.)

Veja como está agora:

E temos o acompanhamento que demonstra o excelente desenvolvimento das raízes da soja:

Temos também um outro exemplo, desta vez uma área que estava com cana-de-açúcar a mais de 15 anos. Nos últimos 3 anos e meio o proprietário não realizou nenhum manejo de fertilidade na área, para fazer o plantio da soja o proprietário da Fazenda Assaí, Sr. Roberto Tutida, nos procurou, realizamos todo o trabalho de análise de solo, recomendação e recomposição da fertilidade do solo, pensando na construção de um perfil de solo mais produtivo. O resultado tem sido muito positivo e a lavoura já demonstra que o trabalho foi eficiente. Agora estamos na fase de monitoramento nutricional.