Agricultura

Coaching em Agricultura e Pecuária: porque você deve ter um!

By Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

January 10, 2018

Pense na seguinte conversa:– “Que tal um Coaching em Agricultura e Pecuária? “ – “Não! Eu já tenho Assistência Técnica da Cooperativa” ou “Não! Eu já tenho Assistência técnica da minha revenda”, ou ainda “Não! Eu já tenho Engenheiro Agrônomo e Técnicos Agrícolas na minha equipe”. – “Mas você sabe o que um Coaching pode fazer por sua propriedade? “ – “Não é tudo a mesma coisa” ou [silêncio]

Pois bem! É provável que você ainda não saiba! Até porque não estamos falando que você irá substituir a assistência técnica que você tem com sua cooperativa, revenda ou mesmo dentro da sua equipe!

O coaching acontece lado a lado com essa equipe, trabalhando em pontos específicos para fazer com que a sua propriedade se torne mais lucrativa! Convidamos você a conhecer (e entender) a importância de uma consultoria especializada em fertilidade de solo e nutrição de plantas (como é o nosso caso)!

Profissionais Generalistas X Profissionais Especialistas

Independente de qual seja o seu caso, se você possui uma equipe com Agrônomo/Veterinário/Zootecnista, ou se conta com a assistência da Cooperativa ou Revenda, o que não podemos deixar passar é que esse profissional é “multifunção” ou “generalista”, e não estamos dizendo que isso é ruim para sua propriedade! Estamos apenas lembrando que é bem provável que ele não consiga desempenhar todas as funções que lhe são exigidas com a mesma desenvoltura!

E isso é normal quando se tem um profissional generalista. É por isso que no banco você tem um gerente de conta (generalista) e um gerente de investimentos (especialista). Da mesma forma você tem um médico clínico geral (generalista) e um cardiologista (especialista). Por que seria diferente na Agropecuária?

Pense da seguinte forma: para atender toda a demanda da sua (e de outras) propriedades ele precisa estar atualizado sobre técnicas, produtos, metodologias e conhecimentos em muitas áreas! Gestão agropecuária, genética (sementes e animais), controle de pragas, controle de doenças, controle de plantas invasoras, irrigação, fertilidade de solo, nutrição de plantas, nutrição animal, gestão ambiental, etc.

É realmente uma gama grande de conhecimento! Pense como um especialista pode facilitar o seu trabalho. A maioria das propriedades precisou (e ainda precisa) de consultores para fazer o CAR e o PRA, afinal são muitas as questões técnicas e legais que envolvem o processo. E isso pode ser válido para as outras áreas também! Talvez você precise de um especialista em irrigação, controle de pragas, fertilidade do solo, nutrição de plantas.

Isenção

É muita informação, muitas novidades e muitas metas diferentes! Não podemos ser ingênuos e acreditar que um profissional que é ‘funcionário’ de uma cooperativa ou revenda não tenha metas a cumprir para esta empresa. É claro que ele irá fazer o melhor para a sua propriedade, mas ele precisa seguir as diretrizes e objetivos da empresa que o contratou.

É por isso que a recomendação dada à sua propriedade é muito parecida com a do seu vizinho! Normalmente ele pode dedicar poucas horas as suas necessidades específicas, tendo ainda que fechar suas metas de vendas de produtos, que a cooperativa ou revenda já comprou/negociou com o fabricante.

Esta é uma das muitas vantagens de contar com uma consultoria/coaching independente! Não temos metas de vendas de produtos, não temos estoque de produtos a vender e quem está nos contratando é você! Portanto o desempenho que importa é o seu! A nossa meta é fazer você atingir a sua!

Visão estratégica do negócio

Outro ponto fundamental é que o profissional de Coaching possui uma visão mais ampla do negócio. Uma visão mais estratégica! Quando se olha um negócio ‘de fora’ é mais fácil enxergar os pontos de melhoria, as oportunidades que o mercado oferece e assim orientar as melhores decisões.

O que plantar? Fazer 2 ou 3 safras? Deixar uma parte da propriedade com cobertura verde? Qual rotação de culturas deverá ser mais rentável no próximo ano? Como manejar as áreas de rotação? Qual o manejo ideal para cada talhão?

Além disso, o Coaching envolve ainda a qualificação da sua equipe interna, num primeiro momento o profissional irá ‘liderar’ a sua equipe, mostrando a ela como, o que e porque deve ser feita determinada atividade.

Um processo contínuo irá fazer a sua equipe interna (e você) entender mais o seu próprio negócio, você verá que aos poucos se sentirá mais seguro para adotar novas metodologias de trabalho, questionar os argumentos de vendedores e tomar melhores decisões para o seu negócio.

Foco no desempenho

Outro ponto que diferencia muito a assistência técnica do trabalho do coaching é o foco no desempenho. Voltamos ao ponto da ‘isenção’, o profissional de consultoria/coaching que você contrata tem apenas um objetivo: melhorar o seu desempenho.

É como o técnico de um atleta! Ele não quer que você ganhe a qualquer custo/esforço, ele quer que você ganhe com o “mínimo esforço”!

O que queremos dizer é que não queremos que você obtenha a máxima produtividade com um custo elevadíssimo. Queremos que você tenha o melhor desempenho possível para garantir a sua máxima lucratividade! Com isso em mente, nosso objetivo é que você tenha uma excelente safra, mas que não esgote a capacidade produtiva do solo, isto é, você precisa ter uma excelente safra todos os anos, em todas as safras, maximizando o seu lucro ano após ano.

E é justamente por isso que você vai sempre querer ter o suporte da nossa equipe! Para continuar sempre conquistando mais, aumentando seus objetivos e melhorando seu desempenho.

Por que um Especialista em Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas?

Nossa escolha pela área de Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas possui vários motivos, mas os que mais importam para você, para que você pense na importância de possuir um coaching especialista nestas áreas são:

  1. O solo é a base de tudo: tanto a agricultura quanto a pecuária precisam do solo, e de um solo fértil. Como o Brasil possui solos tropicais (ácidos) os cuidados com a fertilidade precisam ser redobrados! Não é só uma questão de ‘repor’ o que está sendo utilizado pela planta ou exportado nos grãos e frutos. É preciso cuidados frequentes com o controle da acidez e da sodicidade para garantir a sua fertilidade, garantir a disponibilidade de nutrientes às plantas, garantir a sua preservação.
  2. Nutrição de plantas: muitos são os fatores que interferem na produção (mais de 50!) e por isso é preciso estar atento àqueles que são controlados, como a nutrição das plantas. Garantir o balanço nutricional ideal é o segundo passo para uma boa produção.

É claro que também pesa nesta decisão a questão econômica. O manejo da fertilidade do solo e da nutrição de plantas representa o maior investimento em qualquer safra! O produtor sabe que o maior ‘custo’ são os insumos e mão-de-obra investidos no manejo do solo e na adubação.

Daí a importância de focar os esforços nos principais centros de custos, além do benefício de longo prazo da preservação e fertilidade do solo, as economias com fertilizantes tendem a ser incrementais!

Maior produção + Menor custo = Mais Lucratividade!