Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

Vai renovar os canaviais? Aposte na Soja!

O cultivo da cana-de-açúcar é muito particular, já que trata-se de uma cultura semi-permanente, que fica estabelecida por aproximadamente 6 anos numa área. E como já se sabe a prática da monocultura pode trazer grande prejuízos a fertilidade do solo.

Uma alternativa interessante para os produtores de cana é optar pela rotação de culturas com a soja. Além de ser uma importante cultura comercial a soja ajuda na recuperação do solo. Ela melhora as características físicas do solo, reduz as ervas daninhas e ainda trabalha aumentando a fertilidade do solo, propiciando um aumento na produtividade do novo canavial em 20 a 30%.

Recente reportagem do Canal Rural abordou o tema e destacou que para fazer esta rotação uma técnica antiga volta a ganhar destaque, a Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente). O método consiste em intercalar lavouras de soja com o canavial. Isso reduz os custos de implantação, melhora as condições químicas, físicas do solo. Além disso, o sistema protege o solo contra erosão no período de renovação do canavial.

“Agora com as mudas pré-brotadas (mpb), que estão chegando com alta genética e sanidade, é utilizado os mpbs intercalados com a soja. É como se fosse construído um viveiro e a vantagem que você não tem o transporte da cana até a área de produção que foi sucedido com a soja”, garante o superintendente da Coplacana, Klever José Coral.

Mas, apesar dos bons resultados, é necessário ter planejamento para implantar a rotação de culturas com a soja.

“Antes de a pessoa entrar com o plantio, o planejamento é muito importante, porque temos que ver ali toda a parte de herbicidas usados na cana de açúcar. A correção do solo que acontece não deve ser no último momento antes do plantio, mas sim antecipadamente. Com dois ou três anos antes, já pensando nesta rotação”, diz Coral.

Fale com nossa equipe, vamos traçar uma estratégia para a sua área com rotação de culturas, avaliação da fertilidade do solo e acompanhamento nutricional! Garanta a máxima lucratividade com sua área!