Agricultura

Ações práticas para garantir a “Fertilidade Construída” no solo de sua propriedade

By Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

February 19, 2018

A nutrição de plantas no Brasil tem restrições e dificuldades maiores que nossos principais concorrentes exportadores de grãos (Estados Unidos e Argentina). Além da questão da acidez do solo (que não existe nos Estados Unidos) estes países ainda possuem lençóis freáticos mais próximos à superfície do solo e elevados teores de nutrientes.

No Brasil a situação é bem distinta, já que chove muito e os solos acabam por ser mais compactados, limitando a sua fertilidade. Daí a importância de utilizar estratégias como rotação de cultura, plantio direto e adubação verde, já que essas práticas auxiliam (e melhoram) a fertilidade química, física e biológica do solo.

É importante ressaltar que a nutrição de plantas vai além da ‘boa intenção’ de disponibilizar nutrientes com as adubações. Afinal, os nutrientes precisam estar disponíveis na mesma dose por plantar e no perfil do solo, onde as raízes se desenvolvem.

As plantas geram folhas novas a cada três ou quatro dias e completam a formação de seus conteúdos de glicose em até duas semanas. Por isso os nutrientes precisam estar disponíveis “esperando as raízes” no perfil do solo (não apenas no 0-20cm) todos os dias.

O monitoramento da nutrição vegetal através da análise foliar tem justamente o objetivo de acompanhar a disponibilidade de nutrientes e avaliar possíveis desequilíbrios na nutrição, permitindo que a planta tenha a sua disposição todos os nutrientes necessários para expressar seu potencial máximo.

Além disso a planta precisa de luz, oxigênio e água para se desenvolver, só assim ela conseguirá transportar os minerais no fluxo ascendente diário, por isso a estrutura física e porosidade do solo também precisam ser constantemente avaliadas.

É por este motivo que o acompanhamento da fertilidade do solo via análise física e química do solo é tão importante e deve ser realizado periodicamente.

A tão buscada Fertilidade Construída é justamente o resultado destes cuidados com o manejo: acompanhamento da fertilidade do solo, monitoramento da nutrição das plantas e estratégias de rotação de cultura, plantio direto e adubação verde (cobertura).

Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossa página no Facebook e agende um horário com nossa equipe de Engenheiros Agrônomos! Vamos traçar um plano eficiente para construir a fertilidade do seu solo!