Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

Plantas de Cobertura e os benefícios para o solo e todo sistema produtivo

As chamadas plantas de cobertura tem como finalidade cobrir o solo nos períodos de entressafras, protegendo-o contra a erosão e lixiviação de nutrientes e fornecendo palhada para o sistema de plantio direto.

O que muitos produtores não sabem é que essas plantas de cobertura não se limitam apenas à cobertura do solo, elas podem ser utilizadas também para pastoreio, produção de grãos e sementes, silagem e feno, isto é, são também perfeitas para a integração Lavoura-Pecuária.

Além da cobertura elas também são fundamentais para a estrutura química e física do solo, já que suas raízes são fundamentais para auxiliar na construção do perfil do solo, prevenindo assim a compactação.

Algumas espécies como o milheto e as braquiárias possuem também a capacidade de reciclar nutrientes essenciais para as culturas que entrarão em sucessão, principalmente as leguminosas que auxiliam na fixação do nitrogênio atmosférico. Além, é claro, de propiciar a elevação da matéria orgânica no solo.

Daí a importância do planejamento não só da safra, mas também da entressafra! Uma consultoria de fertilidade de solo e nutrição de plantas através do sistema de Coaching que oferecemos a nossos clientes já contempla o uso estratégico das plantas de cobertura, com a seleção das espécies mais adequadas a cada área.

Planejar corretamente a sucessão da safra e das plantas de cobertura podem garantir uma produtividade elevada com redução nos custos de manejo do solo e adubação. Em geral o que se observa é que as áreas de alta performance possuem uma fertilidade construída a base de uma combinação de estratégias que vão do diagnóstico ao manejo adequado dos recursos disponíveis.

Não podemos esquecer que as plantas de cobertura também auxiliam no controle de plantas daninhas (limitando a germinação e emergência) e também no controle de nematoides.

Por isso a decisão de utilizar uma cultura de cobertura não é tão simples quanto parece, a escolha correta e o manejo adequado também dessa cultura é que irá garantir os benefícios à cultura que entrará em sucessão.