Pecuária

Período das águas: É hora de planejar a formação ou recuperação das pastagens!

By Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

September 25, 2018

Não importa se você é produtor de leite, carne ou bezerro, a chegada da primavera anuncia um período crítico: a formação ou recuperação das pastagens! É ela que garantirá a permanência do gado no pasto e será responsável pela sua produtividade/lucratividade. Além disso, só com um bom planejamento e monitoramento é que a pastagem construída agora irá resistir bem até superar o período das secas, iniciando um novo ciclo das águas.

O primeiro passo é identificar as características e a fertilidade do solo, para isso é preciso fazer uma análise de solo (química e física) para assim identificar o potencial do solo e suas necessidades de correções e adubações.

Este é o caso de um de nossos clientes, a Agropecuária JT (Fazenda Meio Século em Itaquiraí – MS) que é pecuarista e trabalha com integração Lavoura-Pecuária, arrendando as áreas para a lavoura após 3 anos de pecuária.

Ele notou que nos 3 anos dedicados à pecuária a produtividade média (kg de carne/ha. ano) caía em média 20% ao ano, em nosso diagnóstico identificamos que havia uma limitação da produção de capim ocasionada pela falta de macronutrientes (Cálcio e Magnésio) em suas áreas.

Com esse diagnóstico prévio ele tomou uma decisão pensando no médio e longo prazo, para garantir a qualidade do solo e prover os nutrientes adequados ao gado: Na área que está voltando à pecuária, após a safra (lavoura), considerando que a partir deste momento ela terá uma cultura perene (forrageira) por 3 anos, ele decidiu implantar o A2P.

Essa decisão é muito racional e extremamente acertada, visto que para uma cultura perene a correção do solo na implantação é importantíssima, assim é possível analisar de forma profunda o perfil do solo, suas necessidades de correção e também de adubação.

Mediante os diagnósticos foram feitas as correções com o PHP Mix, que garante a correção da acidez e a restituição personalizada dos macronutrientes cálcio e magnésio aos níveis ideais de fertilidade desta área, em uma única aplicação, conforme nossa recomendação e planejamento (dosagens e tempo de reação).

O objetivo de nosso cliente é garantir um sistema rotacionado intensivo sem as reduções de produtividade, com potencial para, inclusive, aumentar a produtividade.

Outra vantagem da implantação do A2P neste caso (Integração Lavoura-Pecuária) é que ele passará a ter uma noção exata do Índice de Qualidade do Solo (IQS) quando o solo volta da lavoura para a pecuária, e das condições de fertilidade do solo que estarão sendo entregues para o arrendatário na volta da pecuária para a lavoura.

No longo prazo isso significa possibilidades de melhorar suas negociações e valores para o arrendamento.

Os cuidados NÃO terminam com o plantio!

Durante o desenvolvimento da pastagem o programa A2P contempla ainda o monitoramento nutricional do pasto, visando acompanhar o equilíbrio nutricional das plantas. A formação da pastagem deve ser vista como qualquer outra cultura, já que ela é responsável pela nutrição dos animais, por isso é tão importante fazer a análise foliar periodicamente no decorrer de todo o ciclo de desenvolvimento da cultura.

Após o desenvolvimento, já no momento da entrada dos animais no pasto, é importante realizar também a análise bromatológica, assim é possível verificar a disponibilidade dos nutrientes no volumoso que será oferecido, permitindo uma melhor adequação da dieta dos animais.