Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

Tecnologia da Agricultura para aumentar a rentabilidade e produtividade da Pecuária!

É isso mesmo! Muitos pecuaristas já estão vendo os lucros crescerem ao investir em tecnologia agrícola! Técnicas mais modernas de preparo de solo, aliadas ao manejo adequado do rebanho tem elevado a rentabilidade em até 10 vezes.

O cuidado com a fertilidade do solo e a otimização dos investimentos são as principais vantagens. Enquanto muitos pecuaristas aplicam calcário e outros fertilizantes seguindo tabelas e a ‘intuição’, os produtores que profissionalizam sua atividade, veem os custos com a consultoria técnica agrícola serem pagas rapidamente com a economia nos insumos.

Aplicar os conceitos de uma atividade agrícola de alta performance na pastagem tem feito diferença na Fazenda Meio Século, da Agropecuária JT, em Itaquiraí (MS). Além da manutenção da qualidade do volumoso durante todo o ano (clique aqui para ver o artigo que falamos disso), a produtividade em @/ha. aumenta e a rentabilidade também.

O trabalho na Meio Século tem se tornado referência, no último dia 28/11 recebemos um grupo de pecuaristas com áreas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraguai, que vieram até Itaquiraí para ver de perto a qualidade do pasto, do rebanho e entender como a Agropecuária JT pretende aumentar ainda mais seus lucros com essa tecnologia.

No dia 01/12 foi a vez dos universitários do Curso de Medicina Veterinária da Unifil de Londrina também visitarem a Meio Século com o mesmo propósito. Nesta oportunidade eles puderam vivenciar na prática como a Agronomia e a Medicina Veterinária devem trabalhar juntas no campo. Entendo a importância da fertilidade do solo para a composição de uma alimentação adequada, ou seja, para o desenvolvimento de uma pastagem nutricionalmente rica e adequada a alimentação do gado.

Alunos de Medicina Veterinária da Unifil em Visita à Fazenda Meio Século

Há 2 grandes equívocos que costumam acontecer: uso deficiente de fertilizantes, que empobrecem o solo e o “super pastejo”, que enche os olhos do produtor, mas que na prática, por falta de adubação, é de baixo valor nutricional para o gado.

A premissa é manter fertilidade química e estrutural do solo, oportunizando que a planta desenvolva raízes e forragem, caso contrário, se a fundação (raiz) ficar mal estruturada, a planta cresce, mas o resultado é baixa produtividade e qualidade. É importante salientar que somente o protocolo de correção e adubação não faz mágica, deve haver um bom manejo do rebanho, para colher a produção do pasto. “Um ajuste fino diário é necessário para uma colheita eficiente” diz o pecuarista Edgar S. Tutida.

É exatamente neste ponto, na construção da fertilidade do solo, na disponibilidade de nutrientes para o pasto e manejo adequado da pastagem que a Shojiki atua! Nosso trabalho busca trazer para a atividade pecuária (seja cria, corte ou leite) o conhecimento de fertilidade de solo e nutrição de plantas para oferecer um ambiente produtivo de sinergismo e alta performance!

Conheça nosso trabalho de Coaching em Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas e também como o A2P (Agricultura de Alta Performance) pode aumentar a sua rentabilidade!