Agricultura

Soja e Pastagem: um consórcio onde todos ganham (até com a falta de chuvas!)

By Luciane Stahl

March 07, 2019

Você já está cansado de ouvir falar em Integração Lavoura-Pecuária? Vamos lhe dar mais um motivo para pensar nessa possibilidade!

A equipe da Embrapa Soja realizou um levantamento que foi apresentado no Show Rural da Coopavel que precisamos compartilhar com você: atrás da braquiária, a raiz de soja cresce 2cm/dia e tem água para vencer os veranicos!

É isso mesmo! Eles abriram uma trincheira numa área com soja plantada depois da braquiária, com um perfil de solo construído em profundidade, e constataram que as raízes da soja chegaram até 1,4 metros! Isso indica que a ‘caixa d’agua’ que a soja estava explorando corresponde a aproximadamente 120mm de água, o suficiente para vencer até os mais rigorosos veranicos.

Os pesquisadores Henrique Debiasi e Julio Franchini, destacam que a construção de um perfil de solo em profundidade é fundamental para o manejo, a área estudada vinha sendo corrigida ao longo dos anos e cultivado soja no verão com um consórcio de milho e braquiária no inverno. Outra vantagem que os pesquisadores identificaram é que este manejo garante uma maior absorção da água no solo, garantindo o estoque de água para períodos de seca.

Então é só rotacionar soja e pasto e os problemas estão resolvidos?

Não é bem assim. É preciso pensar uma estratégia completa para cada área.

Passo 01: Fazer um diagnóstico completo das condições químicas, físicas e biológicas do solo em profundidade. Fugir das análises superficiais é o início de qualquer boa estratégia de manejo ou consórcio de culturas.

Passo 02:Avaliar as melhores espécies para consorciar considerando os aspectos físicos, químicos e biológicos da área. A escolha deve levar em consideração diversos fatores agronômicos, principalmente no caso do consórcio entre soja e pastagem: a presença de nematoides, as condições físicas do solo e condições edafoclimáticas que são adequadas para o melhor desempenho da planta de cobertura escolhida.

Passo 03: A braquiária não é a única opção! O consórcio pode envolver outras gramíneas e leguminosas, o que vai determinar a melhor opção é o diagnóstico da área!

É preciso pensar em longo prazo, rotacionando culturas e implantando a integração lavoura-pecuária como uma forma de manejo da fertilidade do solo, garantindo às plantas a possibilidade de crescer e obter água e nutrientes em camadas mais profundas!

Quer saber como preparar o seu solo para ser um estoque de água e nutrientes e vencer os veranicos? Fale com nossa equipe e conheça o A2P (Agricultura de Alta Performance)!