Shojiki Coaching em Agricultura e Pecuária

Alerta de Qualidade: quase 25% dos Fertilizantes entregues nas propriedades não cumprem as garantias e o prejuízo é seu!

Você sabe muito bem que um dos maiores centros de custos na produção agrícola é com fertilizantes, se você faz tudo certinho, a dosagem dele deve ser precisa, para garantir a máxima performance da planta e evitar custos desnecessários.

Pois é, mas o que estamos vendo constantemente na imprensa especializada são os alertas quanto a qualidade desse insumo fundamental.

Em 2018 a Aprosoja fez uma levamento com pouco mais de 200 amostras e identificou quase 10% de irregularidade, em 2019 o volume de amostras foi muito maior (mais de 600) e o percentual de irregularidade pulou para mais de 30%, este ano o levantamento contou com 330 amostras e quase 25% delas estava em desconformidade com as garantias apontadas pelo fabricante.

Você consegue imaginar o tamanho do prejuízo? Ainda mais sem poder identificar corretamente o que causou a redução da sua produtividade?

O que fazer então para não ser prejudicado por fertilizantes fora das especificações?

O primeiro passo, claro, é saber exatamente que fertilizante você precisa, ou seja, é preciso pensar na estratégia de adubação, através de um diagnóstico preciso da fertilidade do solo.

Com o diagnóstico e recomendação em mãos, fazer o pedido com certa antecedência, a fim de garantir a entrega em torno de 40 a 60 dias antes da aplicação.

Isso garante tempo para que possamos coletar amostras dos fertilizantes entregues para você e enviar para análise, a fim de garantir a qualidade do fertilizante que será aplicado, ou exigir seus direitos junto aos fornecedores/fabricantes.

Precisa de um diagnóstico completo da sua área? Quer elaborar uma estratégia de adubação adequada ao sistema produtivo da sua propriedade? Fale conosco!