Aqui já começamos o Monitoramento Nutricional da Safra da soja 2020/2021! Os primeiros resultados já chegaram, e os primeiros diagnósticos e recomendações já estão sendo preparados e encaminhados aos nossos clientes.
Você ainda tem dúvida da importância da Análise Foliar para o Monitoramento Nutricional e Performance da sua safra? Então veja porque começar já a fazer o monitoramento:
O DRIS, que pode ser feito a partir do primeiro trifólio na soja, mas também permite o diagnóstico precoce em outras culturas como café, milho, pastagem, cana de açúcar, etc, é a fonte mais confiável para esse levantamento.
É o DRIS que nos indica de forma mais precisa o Índice de Balanço Nutricional (IBN), apontando exatamente onde estão os excessos e déficits nutricionais na planta. É com ele que podemos traçar um planejamento e monitoramento do estado nutricional da planta, corrigindo esse índice (que quanto menor, melhor) e evitando outros desequilíbrios com uma aplicação ‘padrão’ do mercado.
Observe no exemplo que a amostra está bem equilibrada, apontando apenas 3 pontos de atenção: o excesso de fósforo e magnésio e a deficiência de manganês.
Mas apesar disso, o diagrama nutricional da saúde vegetal, aponta que estamos no limite do equilíbrio, então é preciso ficar muito atento e acompanhar de perto todo o tratamento dado a área representada por essa amostra.
Sem análise e com aplicação ‘padrão’ do mercado, o risco da área sofrer um desequilíbrio alto, com risco à saúde vegetal é grande.
Será que isso já não está acontecendo na sua área? Quer fazer um diagnóstico? Fale conosco!